Salve salve, buscadores e buscadoras da expansão da consciência.
O Templo Polimata com muito amor aos Orixás, mais uma vez se reúne em louvor a dois grandes Orixás: Iansã e Xangô.
E pra deixa-los um pouco mais familiarizado com estes dois lindos Orixás, eu vou contar uma das lendas sobre esse Casal dos Ventos, dos Raios e do Fogo.
Iansã vinha em sua forma natural "um grande Búfalo negro'' em direção ao mercado de sua cidade.
Quando se aproximou das margens da floresta ela se despiu da pele de Búfalo, guardou seus chifres e sua pele em baixo de um formigueiro.
Ogum que passava por ali naquele momento,
Quando viu aquela bela mulher majestosa e de corpo escultural ele correu ate o formigueiro, escondeu suas vestes e a seguiu ate o mercado onde começou a corteja-la, quando percebeu que nao havia esperanças pois todas as filhas de Iansã também são assim...
"Não costumam dar muita confiança aos homens."
Ele a chantageou dizendo que se ela não se casasse com ele, o mesmo contaria a todos a sua real forma animal.
Ela contrariada aceitou e foi morar na aldeia de Ogum, onde também habitava Xangô que por sua vez sempre arriscava trocar olhares com a bela Iansã .
Iansã ajudava seu marido Ogum na forja de suas armas de guerra principalmente com o fole que soprava para manter o fogo acesso enquanto Ogum produzia suas armas.
Iansã é uma guerreira nata e sempre pedia para ir para as batalhas com Ogum que nunca levava Iansã, mas lhe deu de presente uma espada feita com muito amor (principal simbolo de Iansã)
Esta, por sua vez tinha o poder de dividir os homens em 7 partes e as mulheres em 9 partes.
Um dia Xangô convenceu Iansã a fugir com ele e ele sim a levou para os campos de batalha onde ela com sua força, coragem, determinação e bravura, podia batalhar e fazer valer os seus dons sendo eles: Dominar os ventos os raios o fogo e a ira,
Ogum foi aconselhado por Olodumare a perdoar a jovem guerreira e o jovem guerreiro, por ser um Orixá mais velho e sábio. Portanto hoje louvamos a este glorioso casal que nos trás a força de Iansã com sua determinação e Xango o Orixá da justiça .
Quando saudamos aos dois dizendo .
Epahey Oya para Iansã e Kao Cabiecilê para nosso grande e justiceiro Orixá Xango.
Minhas mais humildes reverências a todos .
Nos vemos em breve neste lindo e poderoso ritual .
Saudações Polimatas.
RJS/ Nea Varinawá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário